Escrito por admin em outubro 9, 2016 na categoria: Estudo

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

 

Noções Básicas sobre Distorções Harmônicas

A qualidade da energia tem sido alvo de muito interesse e discussão nos últimos anos. Cada vez mais, plantas elétricas residências, comerciais, e industriais tem descoberto que tem que lidar com problema de “energia suja” ou “Picos de Energia”. Esta são as expressões populares usadas para descreverem uma grande variedade de contaminações na corrente e tensão elétrica.

Com a modernização dos processos industriais e o crescimento na utilização da Eletronica de Potência, vem-se observando um aumento significativo nos distúrbios gerados na rede de energia.

 

Como se originam as harmônicas?

As harmônicas no sistema de energia se originam externamente, ou seja, pela concessionaria      geradora da corrente elétrica, devido a presença de cargas não lineares no sistema de distribuição

E internamente através de arranques de motores, lâmpadas reatores, eletros eletrônicos em geral.

 

Os filtros de Energia STOPIKS

Sua função é desviar para o neutro protegido (aterrado) distorções de frequências harmônicas de tensão e corrente, intermediarias, parasitas que degradam sinais da ascenoide, ajustes de dispositivos de precisão, picos de tensão e de corrente, surtos de tensão e descargas atmosféricas.

A utilização de Neutro Protegido é devido à equalização ôhmica de aterramentos, onde a referência do terra (impedância ôhmica) é a única por ser todo ligado pela própria distribuidora de energia em toda malha de distribuição (NBR 5410).

Seu circuito permite manter a onda fundamental dos 60 hertz, quando se trata de interrupções instantâneas de tensão (fenômeno que se origina na malha de distribuição de energia elétrica).

O Filtro de energia STOPIKS é formado por componentes eletrônicos, que ao se associarem de forma inteligente são capazes de criar uma impedância = 0 (zero) entre a Rede e o Neutro Aterrado para todas as Frequências diferentes de 60 Hz, ou seja, picos de tensão, distorções harmônicas, transientes da Rede Elétrica, descargas atmosféricas (RAIOS), etc

 

O Filtro de Energia STOPIKS

É instalado em paralelo junto a todo tipo de quadro de energia elétrica, sempre após o Relógio Medidor da concessionaria. Seu circuito é montado em placa eletrônica e encapsulado com resina não propagante de chamas, cabos flexíveis de 2,5 mm² para conexão na rede, fusíveis de proteção nas versões internas e externas com porta fusíveis, dentro de caixa plástica retangular perfurada para fixação com parafusos ou arrebites. Dispõe de led´s para sinalização e monitoramento de atividades em versão monofásica, bifásicas e trifásicas para tensões 220V, 380V e 440V, podendo ser confeccionado em voltagens especificas, de acordo com as necessidades.

O Filtro de Energia STOPIKS é utilizado na proteção de equipamentos conectados à rede de energia elétrica, com a finalidade de minimizar a queima provocada por sobre tensões e transientes, ou induções e chaveamentos da rede de energia elétrica.

Evita também o truncamento de CLP’s onde se usa memória RAM (Random Access Memory) evitando constantes reset’s para reinicialização de sistemas e informações pré-programadas. Por ser ligado em paralelo, só se passara pelo Filtro de Energia STOPIKS as interferências e distorções da rede elétrica, estas da ordem de miliamperes (mA), mas, que causam enormes prejuízos a Rede Elétrica.

Distorções harmônicas influenciam sim no comportamento dos medidores de energia ativa, causando erros significativos na medição dos mesmos. Os medidores são fabricados, calibrados e previamente testados para operarem sob condições ideais, ou seja frequência constante, formas de onda de tensão e corrente senoidais e sistema equilibrado. Entretanto, tais condições não são a realidade do sistema de distribuição de energia elétrica atual.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS APÓS A INSTALAÇÃO DO FILTRO DE ENERGIA STOPIKS

  • Reduzir as despesas com manutenção, pela redução de paradas, falhas e queimas em equipamentos e insumos originados pela energia.
  • Reduzir o desperdício de energia elétrica pela eliminação das frequências que possuem campo magnético oposto ao da fundamental e criam resistência a passagem da corrente elétrica, proporcionando que no sistema circule a energia capaz de gerar trabalho útil;
  • Aumentar a vida útil de maquinas e equipamentos e a produção pela maior eficiência dos equipamentos;
  • Motores: Aumento da vida útil, e possibilita atingir potência máxima quando exigidos;
  • Medidores: evita erros de medição aumento no consumo de energia;
  • Perdas excessivas em cabos e equipamentos;
  • Ruídos audíveis;
  • Diminui o aquecimento: a medida que a frequência dos sinais de correntes aumenta (harmônicas), a corrente tende a circular pela periferia do condutor (efeito pelicular), aumentando sua resistência elétrica e, consequentemente, das perdas por efeito Joule. Está presente no enrolamento dos transformadores, motores, fios e cabos da instalação elétrica, etc.